Flor do Exilio

Relatos de uma brasileira vivendo em Londres

O novo passaporte brasileiro azul

leave a comment »

Resolvemos viajar em Fevereiro, logo tive que renovar o meu passaporte que iria vencer em Abril. Em geral, passaportes precisam ser válidos por ao menos seis meses antes de qualquer viagem internacional ou corre-se o risco de não te deixarem embarcar no aeroporto ou passar pela imigração do país a ser visitado.

Fui ao Consulado do Brasil em Londres ontem de manhã e, ao contrário da última vez que estive ali como relatei aqui, havia um certo caos logo na entrada. Peguei a senha e tive que entrar numa fila que servia apenas para checar se os documentos estavam em ordem. Tava tudo certinho, então resolvi voltar para o trabalho e retornei ali na hora do almoço quando o meu número ainda não tinha sido chamado no painel. Após matar o tempo lendo algumas revistas brasileiras, dei de cara com um ex-professor de inglês que não via há anos. Ele estava indo ao Brasil a trabalho e precisava tirar o visto. Ficamos batendo o maior papo até que chamaram meu número no painel. Demorou ao menos uns quinze minutos para o rapaz colocar toda documentação em ordem (certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor com comprovantes, formulário preenchido na internet, foto e o postal order de £64), incluindo escanear o meu polegar e indicador das duas mãos. Daí tive que esperar mais ou meno meia hora até o passaporte ficar pronto. Foram em torno de três horas do começo ao fim, o que na verdade não é ruim se pensar que saí de lá no mesmo dia com o passaporte na mão. Sorte minha também que trabalho próximo do consulado e ninguém percebeu a minha ausência prolongada no escritório.

O passaporte brasileiro agora se parece mais com o passaporte europeu e a cor azul escura é mais bonita do que o verde musgo do anterior. O único problema é o cheiro estranho. Estou deixando-o arejar lá em casa pra ver se sai o fedor. Meu visto permanente está no meu passaporte anterior então ainda não consegui me livrar do verdinho de vez, vou ter que continuar usando até sair meu passaporte vermelhinho…

Written by flordoexilio

22/01/2010 às 11:03 pm

Deixe um comentário